sábado, 22 de dezembro de 2007

Druidas

Os Druidas

Os Druidas eram sacerdotes e sacerdotisas dedicados ao aspecto feminino da divindade: a Deusa.
Eles faziam dos campos e das florestas seus locais de culto porque não admitiam que a Divindade pudesse ser cultuada dentro de templos construídos por mãos humanas. Os locais de suas cerimonias eram, principalmente onde houvessem antigos carvalhos. Os druidas eram parte da antiga civilização Celta, povo que se espalhava da Irlanda até vastas áreas no norte da Europa ocidental, incluindo a Bretanha Maior e Menor (Inglaterra e norte da França) e parte do extremo norte da península ibérica (Portugal e Espanha). Os Druidas dominavam muito bem, as áreas do conhecimento humano, cultivavam a música, a poesia, tinham notáveis conhecimentos de medicina natural, de fitoterapia, de agricultura e astronomia, e possuíam um avançado sistema filosófico muito semelhante ao dos neoplatônicos. Na cultura druídica, a mulher tinha um papel preponderante, pois era vista como a imagem da Deusa, detentora do poder de unir o céu (o Deus, o eterno aspecto masculino) à terra (a Deusa, o eterno aspecto feminino). Assim, o mais alto posto na hierarquia sacerdotal druídica era exclusividade das mulheres. O mais alto posto masculino seria o de conselheiro e "mensageiro" dos deuses, e, entre outras denominações, recebiam o nome de Merlin.
O Povo Celta, não usavam a escrita para transferir seus conhecimentos fundamentais - embora conhecessem uma forma de escrita chamada rúnica por isso, construíra-se dentro de uma tradição eminentemente oral. Por isso após o domínio do cristianismo perdemos muito da história dos Druidas, e até hoje muita coisa permanece envolta em mistério. A história dos Druidas esconde-se frequentemente entre diversas lendas, como a do Rei Arthur, onde Merlin e a meia-irmã de Arthur, Morgana, eram Druidas.
Os Druidas acreditavam na Imortalidade da Alma, que buscaria seu aperfeiçoamento através das vidas sucessivas (reencarnação). Eles acreditavam que o homem era o responsável pelo seu destino de acordo com os actos que livremente praticasse. Toda a acção era livre, mas traria sempre uma consequência, boa ou má, segundo as obras praticadas. Quanto mais cedo o homem despertasse para a responsabilidade que tinha nas mãos por seu próprio destino, melhor. Ele teria ainda a ajuda dos espíritos protectores e sua liberação dos ciclos reencarnatórios seria mais rápida. Ele também teria a magna responsabilidade de passar seus conhecimentos adiante, para as pessoas que estivessem igualmente aptas a entender essa lei, conhecida hoje por lei do carma (que é uma denominação hindu, não druídica).

Os grandes sacerdotes druidas eram conhecidos como as serpentes da sabedoria, e, numa paródia sem graça, São Patrício ficou conhecido por ter expulso "as serpentes da Bretanha". Mas o fascínio destas pessoas não poderia desaparecer de repente. Eles se perpetuaram nos romances dos menestréis e trovadores medievais, e sua influência fez-se sentir nos vários movimentos místicos e contestatários da Idade Média, especialmente entre os Cátaros e na Ordem dos Templários.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Lendas do Zodiaco

Lendas do Zodíaco


CARNEIRO


Phrixos e Helle eram filhos do Rei Athamas da Beócia e da rainha e Deusa Nephele. A Deusa Nephele, tendo que retornar ao Olimpo, deixou os filhos Phrixos e Helle aos cuidados do pai Rei Athamas. Este, uniu-se a Ino que planejava livrar-se das crianças. Decidiu secar as sementes dos cereais prejudicando as futuras colheitas e espalhar doenças. Prevendo que o Rei Athamas, para saber as causas das desgraças consultaria o oráculo, Ino subornou os sacerdotes, para que estes convencessem o rei que a única forma de aplacar a ira dos deuses era sacrificando os filhos que teve com Deusa Nephele.
O Rei Athamas, pelo bem do povo, obedeceu as ordens do oráculo, embora com grande sofrimento . A Deusa Nephele, indignada, a tudo assistia. Para proteger os filhos, Encontrou-se com os filhos às escondidas, avisou-os que no dia do sacrifício um carneiro dourado desceria dos céus e aterrizaria diante deles. A Deusa Nephele orientou-os a montar no carneiro. O único cuidado que Phrixos e Helle deveriam ter era de não olhar para baixo durante a viagem. O carneiro surgiu no dia do sacrifício, e levou as crianças. Helle, no entanto, não resistiu à tentação e olhou, apesar das recomendações, caindo ao mar no local que ficou depois conhecido como Helesponto ( hoje Dardanelos ). Phrixos chegou salvo à Colchida onde sacrificou o carneiro à Zeus que o colocou no céu entre as estrelas.



TOURO


Zeus transformou-se em um magnífico touro branco para seduzir Europa, filha de Agenor, rei da Fenícia. Europa, estava na praia com as suas amigas, ao ver o animal aproximou-se, acariciou-o e, encantada com a sua docilidade, montou-o.
Nesse instante, o touro disparou sobre o mar, só parando apenas em Creta, Zeus deu-se a conhecer amando a jovem. Mais tarde, Europa casou-se com Astérion, rei de Creta, que adotou Minos, Radamanto e Sarpedão, filhos que ela teve com Zeus. A constelação do Touro possui dois belos aglomerados abertos de estrelas, as Plêiades e as Híades. As Plêiades eram sete irmãs, filhas de Atlas e Pleione.
As estrelas do aglomerado receberam os seus nomes. As Híades eram meias irmãs das Plêiades, filhas de Atlas e de uma Oceânida. As estrelas do aglomerado das Híades, no entanto, não receberam os nomes das irmãs.



GEMEOS


Zeus, disfarçado de cisne, seduziu a mortal Leda com quem teve os gémeos Castor e Pollux. Pollux, ao contrário de suas irmãs e de seu irmão Castor, era imortal. Os gémeos eram muito amigos de Idas e Linceu.
Certa ocasião, após caçarem juntos, brigaram pela divisão do rebanho. Idas e Linceu, agindo ardilosamente, acabaram levando todo o rebanho. Castor e Pollux, por vingança, raptaram suas primas Phœbe e Hilaíra que eram prometidas dos príncipes Idas e Linceu e casaram-se com elas. No confronto que se seguiu, Idas atirou sua lança ferindo mortalmente Castor. Pollux, enlouquecido de ódio, matou Linceu. A luta entre os dois sobreviventes parecia não ter fim. Zeus decidiu interferir a favor de seu filho, fulminando Idas com um raio. Pollux, desesperado, pediu a Zeus que trocasse a sua vida pela de Castor. Comovido, o pai dos deuses conduziu os dois irmãos ao céu, transformando-os em constelação.


CARANGEJO


A Hidra de Lerna era uma serpente colossal que amedrontava a região de Lerna, no Peloponeso, destruindo rebanhos e plantações. A Hidra possuía nove cabeças, sendo uma imortal. O segundo dos doze trabalhos impostos à Hércules pelo rei Euristeu, foi livrar a região desse terrível monstro.
Hércules planejou livrar-se da Hidra degolando as suas cabeças. Para levar a termo o seu trabalho, contou com a ajuda de seu amigo Iolaus, pois a cada uma degolada, outra renascia. Para evitar o contínuo ressurgimento, Hércules as decepava e Iolaus cauterizava o local impedindo o aparecimento das novas cabeças. Após eliminar todas as mortais, enquanto se preparava para enterrar a última, Hera mandou um enorme caranguejo para impedi-lo. O herói esmagou-o com os pés e conseguiu concluir o seu trabalho. Iolaus ateou fogo ao reduto da Hidra queimando seus restos evitando que ela pudesse ressurgir. Hera recolheu o caranguejo e elevou-o ao céu na forma de uma constelação.


LEÃO

Um gigantesco leão caiu da Lua na região de Neméia, assustando e matando gado e pessoas. Como o animal se encontra em uma caverna com duas saídas, era muito difícil aproximar-se dele.
Os caçadores da região pediram ajuda ao rei Euristeu, pois o animal havia se revelado invulnerável às suas armas.
O rei enviou Hércules para aquele que seria o seu primeiro trabalho: exterminar o leão de Neméia. O herói fechou uma das saídas da caverna, obrigando o animal a abandoná-la pelo outro lado. Hércules, que o aguardava, desferiu-lhe um violento golpe com sua clava e ao perceber que o animal ficara tonto, em rápida acção, montou sobre ele e o estrangulou até a morte.
Para perpetuar a coragem de seu filho, Zeus transformou o leão em uma constelação.


VIRGEM

Representa Deméter, a deusa das sementes, flores e frutos. A deusa teve, com Zeus, uma filha de nome Perséfone. Hades, o deus do reino dos mortos, apaixonou-se pela jovem e raptou-a. Deméter, desesperada, procurou a filha por longo tempo.
Finalmente, soube por Hécate - a deusa das profundezas da Terra, que a sua filha era esposa do deus dos mortos. Enfurecida, Deméter abandonou a Terra e um longo inverno sobreveio. Desesperados, homens e deuses rogaram à senhora dos frutos que libertasse a terra e deixasse as sementes germinarem. Diante da insistente recusa de Deméter, Zeus ordenou a Hades que libertasse Perséfone. Ele acabou concordando. Pediu a Perséfone, porém, que aceitasse sementes de romã o que, sem que ela soubesse, a ligaria para sempre a ele. Tendo se alimentado das sementes, Perséfone teria que voltar periodicamente ao inferno. E assim, durante três meses, enquanto Perséfone está no reino dos mortos, as sementes não germinam.


BALANÇA


Têmis era a deusa da justiça divina, das leis eternas, a segunda esposa e conselheira de Zeus, mãe das Horas e da Moîras. Era dela a balança que pesava as almas dos mortos, decidindo os seus destinos.
O conceito de destinos distintos para almas distintas é de Hesíodo. Em Homero o reino de Hades é um imenso abismo, onde todas as almas, sem distinção, são lançadas. Para o orfismo, o reino de Hades era dividido em três partes: a mais profunda era chamada Tártaro, a central Érebo e a mais alta Campos Elísios. Têmis, como deusa das leis eternas e da justiça divina, era quem decidia se as almas iriam para os Campos Elísios, onde a eternidade lhes reservava apenas felicidade e bem-aventurança ou para locais de eterno sofrimento.



ESCORPIÃO

Órion era um poderoso gigante caçador filho do deus Poseidon. Apaixonou-se por Mérope, uma das Plêiades, mas não foi correspondido. Enfurecido, começou a exterminar todos os animais da Terra. Ártemis, a deusa da caça, exigiu que ele suspendesse a matança, não sendo, porém, atendida. Enviou, então, um escorpião que o feriu mortalmente no calcanhar. Zeus transformou o escorpião em constelação pelo serviço prestado à deusa, recebendo Órion a mesma honra, por ser filho de seu irmão Poseidon. É por isso que quando a constelação de Orion surge no horizonte leste, a de Scorpius está se pondo no oeste.


SAGITÁRIO

O sagitário é uma figura mitológica representada como meio homem e meio cavalo. No céu existem duas constelações com essas criaturas. A constelação do Centauro é a que representa Quíron, o sábio. A do Sagitário, por sua vez, retracta essas criaturas míticas, que eram tidas como poderosos arqueiros e valentes caçadores.
Quando Órion foi morto pelo escorpião enviado por Ártemis, seus amigos Sagitários mandaram um dos seus para vingar a morte do gigante. É por isso que a constelação do Sagitário representa um centauro apontando a sua seta para o "coração" do escorpião ( a estrela Antares ).



CAPRICORNEO

O deus Pan, em forma de cabra, estava, ao entardecer, tocando sua flauta às margens de um rio, quando surgiu o monstro Typhon. Assustado, modificou a sua forma para peixe. Entretanto, o fez tão rápido que apenas a sua parte traseira metamorfoseou-se em cauda.
Quando Pan emergindo do rio, viu que Zeus havia sido atacado pelo monstro e estava com os músculos da perna e dos braços arrancados do corpo, tocou uma nota aguda em sua flauta forçando Typhon a fugir.
Mercúrio, com a ajuda de Pan, recolocou os músculos de Zeus no lugar. Ao retornar ao Olimpo, Zeus furioso, atirou um de seus poderosos raios em Typhon que ferido fugiu para a Sicília. Agradecido pela ajuda de Pan, o deus dos deuses imortalizou-o na constelação do Capricórnio.



AQUARIO

Ganimedes era um jovem de extrema beleza, filho dos reis de Tróia. Um dia quando pastoreava o rebanho de seu pai, Zeus enviou sua águia para que esta o raptasse e o trouxesse a fim de servir-lhe como copeiro e aguadeiro, substituindo a jovem Hebe que casara-se com Hércules.
Para aplacar a tristeza de seus pais, o poderoso deus, presenteou-os com cavalos divinos filhos do deus vento Zéfiro com uma das Harpias. A ocupação de aguadeiro era, nos tempos antigos, muito importante, pois desfrutava da intimidade de Zeus. Ganimedes, foi posteriormente, apontado como o deus da chuva benfazeja.



PEIXES.

Afrodite e seu filho Eros estavam sendo perseguidos por Typhon, monstro gerado por Géia. Typhon era um meio termo entre um ser humano e uma fera terrível que possuía, no lugar dos dedos da mão, cem cabeças de dragões.
Os deuses não tinham poder para enfrentá-lo sozinhos e nem aos seus poderosos jactos de fogo e aos violentos arremessos de pedras gigantescas que ele lançava contra os seus inimigos. Para escapar à sua fúria, Afrodite e Eros transformaram-se em peixes, mergulhando nas profundezas do mar e, para não se perderem, uniram-se com uma fina corda.

Lux Vera

Luz Branca Suave!