sábado, 31 de outubro de 2009

As Duas Colunas




Salomão enviou arautos a Tiro para trazer Hiram. Este era filho de uma mulher viúva, da tribo de Neftali, e seu pai era de Tiro. Hiram era dotado de grande sabedoria, inteligência e habilidade para fabricar toda a espécie de trabalhos em bronze; ele apresentou-se ao rei Salomão e executou-lhe todos os trabalhos.
Fundiu duas colunas de bronze; a primeira media dezoito côvados (*) de altura; para rodear a segunda, era preciso um fio de doze côvados. Fundiu dois capitéis de bronze para pôr no cimo das colunas; um media cinco côvados de altura e o outro, igualmente cinco côvados. Estavam adornados com redes de malha de grinaldas em forma de cadeia; sete para o primeiro capitel e sete para o segundo.
Fez igualmente duas fileiras de romãs em volta das redes para cobrir os capitéis que cobriam as colunas.
Os capitéis que estavam no cimo das colunas do átrio, esses tinham a forma de lírio, com quatro côvados.
Os capitéis postos no cimo das duas colunas erguiam-se sobre a parte mais espessa da coluna, além da rede; em redor dos capitéis havia duzentas romãs dispostas em círculo.
Colocou estas duas colunas junto do pórtico do templo; à da direita chamou-lhe J A Q U I N ( ** ), e à da esquerda, B O O Z ( *** ). Sobre as colunas colocou remates em forma de lírio; assim terminou em beleza o trabalho das colunas.

(*) - Côvado = 50 cm.
(**) – Ele estabelece firmemente.
(***) – Ele robustece fortemente.

1 Rs – 7 ( 13 – 22)

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

T R A M A

Considera de contínuo que o mundo é como um ser único, contendo uma substância única e uma única alma; e que tudo vai desaguar à mesma e única percepção que é a sua; ele tudo realiza por força do mesmo impulso; todas as coisas ao mesmo tempo concorrem para causar o que acontece e que trama cerrada e complicada é o que elas produzem.

Marco Aurélio - Pensamentos